Minha história de amor com o Urucum

Dentro de todo grupo, por mais maravilhoso que sejam todos os participantes... sempre tem aquele "favorito" . Talvez porque eles ressoam e falam muito de nós mesmos.


Dentro do sistema Florais da Amazônia, a essência Floral do Urucum é a minha favorita. Sinto que ela fala muito de mim, temos muitas similaridades. Por isso mesmo eu não poderia deixar de debruçar-me mais sobre ela e nossa relação.


Urucum me acompanha desde os primeiros cursos dos Florais da Amazônia e foi uma das primeiras essências do sistema que eu comprei, quando ainda iniciava minha jornada nesse maravilhoso sistema. Acho que já nos reconhecíamos mutualmente, em algum nível.


Em Ribeirão Preto, eu morava em um prédio próximo de muitos pés de Urucum. Quando eles floresciam, havia uma espécie de magnetismo comigo. Não importa o compromisso que eu tivesse depois... era como se eu tivesse que parar um pouco para contemplar e passar um tempo junto a sua energia maravilhosa.


Eu sempre amei coletar seus frutos, fazer alquimias com o frutinho vermelho mais lindo que já vi na natureza! rsrs. (Acredito que como muit@s de vocês que estão lendo esse texto já devem ter coletado seus frutinhos vermelhos, não é verdade?). Pouco a pouco fui me aventurando a misturar o urucum nas alquimias que usava em mim mesma nos meus períodos de menstruação ( e as vezes até misturava ele com meu sangue e passava no meu terceiro olho, junto a outros óleos essenciais, principalmente o cipreste. Amava misturar os dois vermelhos e colocar em frascos transparentes pela casa no período de minha lunação, e me aproximar dessa energia amorosa de Ser Mulher e sentir a forca da Grande Mãe Terra.


Eu emocionada por receber minha lunacao, usando no 3o olho uma mistura de sangue e urucum
Eu (menstruada e emocionada) usando mistura no 3o olho feita com o fruto do urucum.

OBS. Lembrando que, na fitoterapia, essa planta é indicada para combater a anemia devido ao seu alto teor de ferro, é fortalecedora do sangue.


Urucum sempre esteve comigo em momentos de parir novos projetos e de renascer... de me abrir para o novo (como por exemplo agora, rsrs). Ele também esteve comigo em momentos em que precisava me reconectar com a forca que existe em mim mesma... perpassando as próprias limitações e receios. Urucum sempre me nutre com muito amor e suavidade, trazendo aquela forca e acalento da Mãe Terra, que emana conformação e confiança de que tudo sempre vai ficar bem.


"Nutre o feminino em cada ser, fortalecendo a identidade e a autoestima."

Não tem como não conectar com o feminino, quando se observa e se sente a vibração de cura emanada por essa flor... as flores rosa, delicadas e expansivas, Urucum remete a uma sutileza amorosa, que integra perfeitamente com a forca seus frutos espinhosos e sementes vermelhas... que reservam uma grande capacidade de resistência e alta capacidade de nutrição.



É uma essência protetora, de muita cura e amor. E com a delicadeza das flores cultivadas, auxilia no auto-cultivo consciente, permitindo o assentamento das, a clareza do caminho e a dissolução de mágoas ou que o centro cardíaco.


Atua no chakra do coração, relembrando que é o centro do SENTIR onde podemos ancorar nossas raízes. Raízes, bem firmes e centradas no AMOR.


"Suas raízes sempre se assentam onde estiver o seu coração!" - me disse uma vez, uma árvore em um dia de conexão

Minha história pessoal com o Urucum só se aprofunda. Mas sempre que estou em momentos de nutrir, sustentar e parir novos projetos, esse floral quase GRITA (rsrs) me chamando a me conectar novamente com ele. E aprender mais sobre mim mesma e sobre minha força!


E especialmente, neste momento, onde estou trazendo ao mundo novos projetos ligados ao feminino, a círculo de mulheres... conectados com a minha missão de auxiliar mulheres (começando por mim mesma) a resgatar nossa conexão com a Mãe Terra e com as plantas medicinais, com nossa força e sensibilidade, que vem do amor e do auto-amor


"Acompanho as almas femininas que procuram sua identidade na terra e desperto no íntimo a força intrínseca da maternidade, não somente biológica, mas principalmente espiritual."

O Urucum aparece com constância em minhas fórmulas, inclusive ele é uma das essências florais que acaba com rapidez do meu estoque (de tanto que a utilizo e que amo recomendá-la nas fórmulas de minhas interagentes).


Então, aproveito este espaço tempo... onde me é permitido falar sem medos e julgamentos para expressar meu AMOR por essa flor, que tanto complementa quanto me espelha. E que me permite acessar partes de mim que sempre precisam ser relembradas, a cada novo ciclo, a cada novo projeto... a cada novo início! Te amo, urucum!


Declaração de amor pública, feita, com reverência e amor! rsrs.

Por Priscila Rivas (Out 2020)


Fonte das citações entre parenteses

Mensagem da Flor Urucum no Livro:

CAMPOS FREIRE, M.A e BARSÉ, M.A. Florais da Amazonia. O renascimento da Elementoterapia, 2011.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo